Projecto científico de estudante de 17 anos acelera descoberta de novos medicamentos contra a gripe



Eric Chen é um estudante norte-americano que está a acabar o ensino secundário. Porém, com apenas 17 anos, Chen quer contribuir para um mundo melhor e a quantidade de prémios que já recebeu em eventos científicos pode ser um indicador de que poderá realmente ajudar a mudar o mundo.

Este estudante utiliza modelos computacionais para determinar que compostos químicos podem ser eficazes na prevenção e luta contra a gripe. Este projecto já acumula vários prémios e honras em eventos como a Google Science Fair, Siemens Science Fair e, mais recente, na Intel Science Talent Search. Além dos prémios, a investigação do jovem de 17 anos já conduziu à descoberta de alguns medicamentos promissores no combate à gripe, refere o Inhabitat.

Segundo a descrição do projecto na Feira de Ciência da Google, o trabalho de Chen foi motivado pelos novos vírus da gripe – como o H5N1 e o H7N9 – e as ameaças que representam.

“O meu projecto pretende descobrir inibidores de endonuleases dos vírus, estimulando, assim, a descoberta de novos medicamentos antigripais que sejam eficientes contra todos os tipos de vírus, incluindo as estirpes contagiosas”, indica Eric Chen. “Ao combinar a modelação computacional e a biologia, identifiquei já vários inibidores de endonucleaeses. Também realizei análises estruturais que podem servir de base para futuras investigações e optimização dos medicamentos potenciais no combate à gripe”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...