Ex-director de arte do Facebook constrói arca de Noé à prova de tsunamis (com FOTOS)
A catástrofe natural de Fukushima, que afectou o Japão em Março de 2011, provocou um amplo espectro de reacções pelo mundo. Para Chris Robinson, que conheceu a sua esposa em Fukushima e que vive na Califórnia, o desastre natural foi algo pessoal.
Em resposta ao desastre que matou e deixou desalojadas milhares de pessoas, o ex-director de arte do Facebook e do Paypal construiu uma cápsula à prova de tsunamis, no seu quintal.
De acordo com o Inhabitat, Robinson iniciou a formulação do projecto para a cápsula – capaz de suportar a força de um tsunami – ao observar a cobertura noticiosa feita diariamente acerca do desastre de Fukushima.
Após desenhar os primeiros esboços, com o Adobe Ilustrator e consultoria de alguns engenheiros – e que confirmaram o potencial de flutuação da estrutura – começou a trabalhar na construção, que demorou dois anos.
A cápsula é feita de pedaços de madeira compensada, mede 10 metros de altura e 22 metros de comprimento.
Esta estrutura flutuante foi inspirada nas cápsulas de fuga de óleo de um artista canadiano, que constrói esferas de árvores de madeira e as pendura como se fossem quartos de hotel.
Quando o trabalho estiver finalmente finalmente concluído, as lacunas dentro do esqueleto de madeira compensada serão preenchidas com espuma flutuante e o barco será equipado com um motor eléctrico e uma calha estrutural. Serão também instalados painéis solares ligados a baterias.
Robinson referiu ao inhabitat que prevê que o seu projecto esteja concluído em Maio, e que fará um primeiro teste no Oceano Pacifico. Veja algumas das fotos.
[nggallery id=349 template=greensavers]