EUA: por que estão a aumentar os bilhetes dos transportes públicos?



Nos últimos meses, foram várias as empresas que gerem os transportes públicos norte-americanos que aumentaram as suas tarifas, desde Boston a São Francisco ou Los Angeles. Quase todas as semanas existe uma transportadora a aumentar os preços dos seus bilhetes nos Estados Unidos.

A verdadeira razão para estes aumentos parece residir na incapacidade de estas empresas fazerem uma gestão inadequada entre o custo de uma viagem e o custo de proporcionar essa mesma viagem ao cliente.

Os últimos dados da administração norte-americana permitem perceber esta discrepância. Analisando as tarifas de viagem por quilómetro, entre 2000 e 2010, das empresas de transporte das dez maiores cidades dos Estados unidos, percebe-se, ao contrário do que é noticiado, que não houve grande alteração nos preços das viagens. Em 2000, o preço médio de uma viagem por quilómetro era de €2,63. Em 2010, a mesma viagem custava em média €2,90, o que representa um aumento de 10% ao longo de uma década, refere a Atlantic Cities.

Comparando o custo médio das viagens com o custo médio dos serviços operacionais, também por quilómetro e para o mesmo período, constata-se que em 2000 este custo era de €6,58 e em 2010 era de €7,87. A diferença representa um aumento de 19%, o que em termos anuais é quase o dobro do valor do aumento das tarifas.

Desta forma, a diferença entre os lucros e os custos operacionais é cada vez maior. Em 2000, as principais empresas de transportes recuperaram apenas 40% dos custos operacionais através dos bilhetes, percentagem que tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

E porque é que esta discrepância é cada vez maior? Não existe uma única resposta para esta questão, mas a diferença deve-se principalmente ao aumento dos custos operacionais desde 2000. Este aumento não se baseia principalmente no aumento dos salários dos funcionários – que aumentaram apenas 4%. São os benefícios laborais, como os seguros de saúde, que aumentaram cerca 45% ao longo da década.

No geral, as transportadoras mantêm as tarifas baixas de propósito para proporcionarem transportes públicos acessíveis, dependendo de fundos governamentais e subsídios para se financiarem. Por outras palavras, estas empresas não esperam eliminar a diferença. Mas até conseguirem fazer um melhor trabalho ao nível da gestão destas diferenças de custos, é provável que o preço dos bilhetes continue a aumentar.

Foto:  Dhanan Sekhar Edathara / Creative Commons





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