Governo canadiano autorizou morte de 400 mil focas em 2014



A época anual de caça às focas, no Canadá, começou na semana passada, apesar das más condições do gelo na costa da Terra Nova e Labrador, onde a caça é mais intensiva.

No âmbito da abertura da polémica caça, que é contestada todos os anos tanto por organizações ambientalistas como por várias figuras públicas, o Governo canadiano autorizou a morte de 400 mil focas para fins comerciais.

Depois de caçados, os animais são mortos à bastonada e é aproveitada a pele, a carne, a gordura e também os ossos dos animais. Segundo a Humane Society International, este ano apenas 17 embarcações indicaram a intenção de participar na caça, um número menor que em anos anteriores, resultado da cada vez mais fraca procura por produtos derivados destes animais.

Nos últimos anos cerca de 30 países fecharam o mercado aos produtos derivados destes animais, nomeadamente várias nações europeias, os Estados Unidos e a Rússia. Apesar desta redução da procura, o Executivo do Canadá continua a apoiar este tipo de caça com subsídios, argumentando que é uma prática humana, sustentável e com elevada importância económica para muitas comunidades costeiras.

Foto:  mikebaird / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...