Ar condicionado prejudica eficiência energética dos carros



A questão é antiga. O que é mais eficiente? Ter o ar condicionado ligado ou as janelas abertas? Durante anos debateu-se qual destas medidas de arrefecimento do interior do veículo consome mais combustível. A maioria dos condutores concorda que ter as janelas abertas é melhor até uma determinada velocidade, a partir da qual se deve mudar para o ar condicionado.

Contudo, estudos recentes sugerem que ter as janelas sempre abertas é a melhor solução, independentemente das velocidades.

Os princípios básicos da física indicam que o ar condicionado apresenta melhores desempenhos a velocidades mais elevadas. O ar condicionado de um veículo é essencialmente gerado pelo motor – a maior parte dos carros têm um sistema compressor accionado por uma correia. A velocidades reduzidas, o efeito pequeno, mas contínuo, de ter o ar condicionado ligado significa um esforço adicional para o motor e, como tal, é necessário mais combustível.

Contudo, costuma dizer-se que a velocidades de 110 km/h, em auto-estrada, o efeito do ar condicionado sobre a eficiência energética é insignificante comparativamente a ter as janelas abertas. Mas, dependendo da velocidade, ter o ar condicionado ligado num nível médio pode reduzir a eficiência energética de um carro até 10%, refere o Daily Mail.

A velocidades reduzidas faz sentido ter as janelas abertas para arrefecer o interior do veículo, uma vez que o ar circula facilmente do exterior para o interior sem causar grande resistência. Mas, a velocidades elevadas, a resistência do ar aumenta, o que significa que o motor tem de trabalhar mais para manter a velocidade do carro, uma vez que o veículo se torna menos aerodinâmico.

Assim, o ar condicionado poderia ser o vencedor deste debate para velocidades mais elevadas. Pelo menos assim se pensava até agora. Porém, vários estudos indicam que é mais eficiente, independentemente da velocidade, recorrer às janelas abertas para arrefecer o veículo. Um estudo da Society of Automobile Engineers concluiu que que os veículos são menos eficientes até aos 110 km/h ao utilizar o ar condicionado. As conclusões foram retiradas tendo em conta o efeito da resistência do ar, que aumenta para o dobro à medida que a velocidade aumenta.

A janela aberta é então uma solução mais eficiente porque o ar condicionado consome mais combustível do que se pensava anteriormente e as janelas abertas consomem menos do que se pensava. Contudo, o máximo da eficiência é atingido com as janelas fechadas e o ar condicionado desligado.





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