A história da foto de uma vida
Hoje em dia, a maioria das pessoas tira uma grande quantidade de fotografias. Mas existe sempre aquela que se destaca das demais.
No seu blog pessoal, Richard Branson, dono da Virgin, conta a história da foto tirada por um amigo e do seu segundo significado. Linc Gasking, amigo de Branson, estava numa expedição na Antárctida quando avistou um grupo de pinguins em grupo no cimo de um pedaço de gelo flutuante, protegendo-se mutuamente das focas-leopardo que poderiam atacar a qualquer momento, quando um outro predador apareceu.
Tratava-se de um petrel-gigante. Esta ave marinha, com uma envergadura que pode atingir os dois metros, costuma alimentar-se de pequenos peixes, marisco e carcaças de animais. Quando nenhum destes pratos está disponível no menu, a ave costuma atacar crias de outras aves, nomeadamente crias de pinguim.
“Tendo chegado a uma colónia rochosa numa manhã, avistámos um petrel gigante que vigiava os pinguins. O nosso guia não fotografava uma ave destas há mais de 12 anos. Como amante de fotografia isto pareceu-me um bom desafio”, contou Gasking.
“Quase duas horas depois de termos chegado, não conseguia acreditar que estava a ver o petrel através da minha lente, que entretanto tinha pousado numa rocha. Foi só depois que reparei nas suas intenções cruéis. Abrindo as grandes asas, a ave preparava-se para atacar uma colónia de crias de pinguim”.
“Existem muitas histórias de mães que protagonizam actos heróicos para salvar as suas crias. Este foi um desses momentos. Quando tudo parecia perdido apareceu uma das mães encarregues da creche para proteger as crias. Emitindo gritos, a mãe pinguim enfrentou o petrel e salvou todas as crias”.