Primeira casa impressa em 3D está a ser construída em Amesterdão (com FOTOS)



A revolução da impressão 3D está quase a chegar ao ponto em que é possível ter uma impressora com esta tecnologia em qualquer casa. Esta técnica de construção está já a ser aplicada em vários sectores e o último a adoptar a impressão 3D foi, curiosamente, o da construção.

Exemplo disso é o ateliê neerlandês DUS Architects, que está a desenvolver uma habitação com a técnica de impressão 3D, em Amesterdão, capital da Holanda. Para tal foi desenvolvida uma impressora com um tamanho 10 vezes superior ao das convencionais, que foi chamada de KamerMaker e vai permitir imprimir a casa.

Como material, os arquitectos estão a utilizar um bioplástico. A casa é montada por peças, que são impressas pela máquina que está no local da construção, um dos canais de Amesterdão. Espera-se que o processo de construção dure alguns anos, uma vez que se trata de um projecto experimental.

Um dos aspectos de construção que está a ser testado é a possibilidade de reduzir o lixo e desperdício produzido no processo de construção. O bioplástico utilizado como material é produzido a partir de sementes de plantas e se a peça ficar mal impressa pode der desconstruída e o material reaproveitado. Adicionalmente, como as peças são produzidas no local existe menos possibilidade de erro na construção das partes e não há necessidade de grande transporte, o que poupa recursos, refere o Inhabitat.

Além do bioplástico que está a ser utilizado como material, os arquitectos estão ainda a ponderar a utilização de outros materiais, como um líquido à base de madeira que solidifica ou produtos biodegradáveis que podem ser utilizados como estruturas temporárias e posteriormente serem reaproveitados.

[nggallery id=646 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...