Alemanha bate três recordes de energia solar em apenas duas semanas



Nos últimos tempos, a Alemanha tem chegado ao radar dos portugueses pela sua influência no resgate da Troika, há três anos, ou através do sempre mediático futebol. Mas há uma notícia que nos tem escapado sobre este país e que é muito relevante para o nosso futuro sustentável.

A 6 de Junho, o instituto de pesquisa alemão Fraunhofer ISE, que monitoriza a produção solar no país, registou o aumento para os 24.24 gigawatts por volta do meio-dia, um recorde. Na mesma semana, os sistemas de energia solar alemães geraram um total de 1.26 terawatt/horas de energia e, na segunda seguinte, a energia solar representou 50,6% da procura total de electricidade. Ou seja, metade da energia total da Alemanha teve origem em painéis fotovoltaicos.

Os três recordes são ainda mais impressionantes quando se sabe que a Alemanha recebe os raios de Sol menos intensos do mundo, com uma média de 1.000 kilowatt/horas por metro quadrado, durante um ano – níveis ainda mais baixos que o Alaska, por exemplo.

Apesar desta inevitabilidade, a Alemanha possui mais de 1,4 milhões de sistemas fotovoltaicos, que chegam a produzir excesso de energia solar em dias muito solarengos – mais de 4.000 sistemas de armazenamento de energia foram acrescentados ao sistema que incentiva a produção de energia residencial, há cerca de um ano.

Foto:  thetimchannel / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...