Localidade nepalesa vai sacrificar 500.000 animais em Novembro



De cinco em cinco anos, no mês de Novembro, decorre o Gadhimai, um festival Hindu com a duração de um mês onde são sacrificados milhares de animais para honrar os deuses. 2014 é ano de Gadhimai e, como tal, estima-se que sejam sacrificados entre 250.000 e 300.000 animais.

A maioria dos animais são porcos, búfalos de água, galinhas, cabras e pombos. Segundo os relatos, no último Gadhimai, ocorrido em 2009, foram sacrificados perto de 500.000 animais. Normalmente, o festival começa com o sacrifício dos animais mais pequenos e, à medida que o mês decorre, o tamanho dos animais sacrificados vai aumentando.

Além do elevado número de animais mortos, o festival atrai milhares de peregrinos – em 2009 foram perto de cinco milhões, principalmente vindo da Índia, que oferecem as suas oferendas à deusa Gadhimai, refere o Dodo.

Apesar de ser proibido atravessar as fronteiras indianas com gado, 80% dos peregrinos fazem-no, violando as leis da Índia bem como as leis internacionais do transporte de gado vivo. Adicionalmente, o estado indiano de Bihar, perto do local onde é organizado o festival proibiu os rituais de sacrifício. Porém, no Nepal a situação é diferente. Além de ser permitido o sacrifício de animais, o Governo subsidia a prática. Em 2009, o Governo contribuiu com €44.200 para o festival.

Ao longo dos anos, várias associações de defesa dos animais protestaram contra a prática, mas nunca conseguiram evitar a realização do ritual. Os preparativos para a edição deste ano do Gadhimai já começaram, assim como os protestos, mas tudo indica que milhares de animais sejam mais uma vez chacinados.

Foto:  Ronnie Macdonald / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...