Elefante persegue caçador para proteger a sua manada



Um guia profissional de caça que costumava organizar safaris na Namíbia para caçar elefantes sofreu ferimentos múltiplos depois de ter sido espezinhado por um dos animais que tentava abater.

De acordo com o jornal New Era, o caçador com licença, que estava a guiar um cliente alemão através da reserva de Uukwaluudhi Conservacy para encontrar o melhor elefante para caçarem, deparou-se com uma manada de duas dezenas de animais a poucos metros de distância.

À medida que se aproximavam suavemente e preparavam as armas, um elefante macho detectou-os e perseguiu-os, defendendo a sua manada de um ataque mortal.

Uma fonte do Ministério do Ambiente da Namíbia indica que os caçadores se esqueceram de verificar a direcção do vento e acabaram por alertar o poderoso macho para a sua presença. Apesar de não terem sido disparados tiros, o animal estaria ciente da presença dos caçadores.

Uma investigação que tem sido desenvolvida na zona de caça dos elefantes descobriu que os animais aprenderam a fugir ou a adoptar uma postura defensiva quando vêem humanos nas proximidades e criaram, inclusive, um chamamento de alerta exclusivo para humanos.

As regiões da Uukwaluudhi Conservacy e reservas envolventes registaram um aumento no afluxo de caçadores de troféus nos últimos anos, maioritariamente porque a prática é apoiada pelo Ministério do Turismo e Ambiente como forma de gerar receitas para o país.

O caçador ferido está a recuperar, mas o mesmo não se pode dizer do elefante que corajosamente salvou a sua manada. Posteriormente ao incidente, oficiais do governo encontraram o elefante responsável pelo ataque e abateram-no.

Foto:  deannamairephotography / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...