Os 6 videojogos que ensinam a ser mais sustentável
Os videojogos estão normalmente entre as prendas mais desejadas pelos mais novos. Por isso, apresentamos hoje alguns títulos desenvolvidos a pensar neste público-alvo e que visam proporcionar um momento de diversão, mas também promover a consciência ambiental das crianças. Mesmo que seja a jogar.
Com o bom tempo a chegar, adensa-se a vontade de sair de casa, pelo que nem sempre é fácil descobrir formas de entreter os mais novos dentro das quatro paredes. Para facilitar a tarefa, hoje damos-lhe seis sugestões de videojogos, seleccionados pelo site Inhabitots que, que para além de divertirem, visam promover a consciência social e ambiental dos mais novos. E que são meras extensões da realidade.
Pois, por incrível que pareça, mesmo a brincar é possível mostrar às crianças o que pode destruir o mundo, incitando-as a alterarem os seus comportamentos e ensiná-las a respeitar os diferentes ecossistemas e a preservar os recursos naturais.
1. SimAnimals: Uma viagem ao mundo selvagem
A nossa primeira escolha não podia deixar de ser da histórica série The Sims, neste caso o SimAnimals é um jogo de simulação de vida produzido pela Electronic Arts para a Nintendo DS, iPhone, iPod Touch e Wii. O jogo lança um desafio aos mais novos: entrar na floresta, tocar, mover e tentar controlar uma grande variedade de animais durante uma emocionante viagem na selva.
O jogador poderá controlar mais de 60 tipos de animais e criar o seu habitat natural em torno deles. Assim, consoante a forma como tratar os animais, estes poderão adorar o jogador ou, simplesmente, detestá-lo! Ao longo do jogo, será necessário cumprir desafios e objectivos, pois os animais precisam da ajuda do jogador para sobreviver e prosperar. Os mais novos terão de ajudá-los a chegar até à comida, a encontrar um lugar para viver, a limpar as áreas poluídas e muito mais.
2. Star Wars Episódio I: The Gungan Frontier
Este jogo mostra como a população, os ecossistemas, os ciclos de vida e os comportamentos influenciam, negativamente ou positivamente, a realidade circundante e o ambiente. Para tal, o jogo apresenta diferentes ferramentas interactivas para mostrar às crianças como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no ambiente. O objectivo é desenvolver um ecossistema estável, capaz de apoiar a colonização Gungan. Ideal para crianças maiores de nove anos de idade e disponível para PC ou MAC.
3. Plan It Green: A construção de uma cidade ecológica
O jogo Plan It Green, da National Geographic, dá a oportunidade aos jogadores de transformar a cidade de Greenville numa comunidade ecológica, sustentável e amiga do ambiente. O objectivo do jogo é que os mais novos consigam executar os projectos ecológicos propostos e, assim, ajudarem a melhorar a qualidade de vida dos habitantes, animais e da agricultura. É o jogo ideal para todas as idades, proporcionando momentos de diversão e simultaneamente fornecendo dicas para preservar o ambiente. Disponível para PC e MAC.
4. Chibi-Robo: Park Patrol, um parque nas suas mãos
No Chibi-Robo: Park Patrol, os mais novos vestem a pele de um pequeno robot que tenta transformar um jardim/parque abandonado num paraíso verdejante. É um jogo totalmente táctil que encoraja o jogador a plantar e a dar água às flores, a derrotar os poluidores e a fazer com que o jardim volte a florescer. Além do próprio parque, o jogador poderá explorar livremente a cidade, onde encontrará caixas aleatoriamente com itens especiais e alguns personagens que poderá recrutar para sua missão. Disponível para a Nintendo DS.
5. Flower: O contacto com a natureza
Em Flower, o ambiente circundante, frequentemente relegado para segundo plano em muitos jogos, é colocado em primeiro plano. O jogador sai de um mundo externo cheio de stress e viaja por paisagens magníficas, explorando a natureza. A jogar no papel do vento, o jogador guia e dá origem a um conjunto de pétalas através da interacção com outras flores e o ambiente circundante. Com mais de 200.000 pés de erva simulados e animados em simultâneo no ecrã, Flower é uma escapadela visual, sonora e interactiva na PS3 que visa criar um ambiente verdejante.
6. Fate of the World contra as alterações climáticas
“Fate of the World” (Destino do Mundo, em português) é um videojogo de estratégia que pretende alertar para o perigo das alterações climáticas. Aqui, o jogador trabalha com dados de modelos climáticos reais e com opiniões de cientistas e economistas britânicos e o seu grande objectivo é não deixar que o aquecimento global destrua o mundo. O jogador terá de fazer uma gestão sustentável para proteger os recursos naturais e o clima da Terra perante as necessidades de uma população mundial sempre a crescer, exigindo cada vez mais alimentos, energia e espaço vital.