Jane Goodall: grandes símios vão enfrentar a extinção esta década se nada for feito
Num apelo dramático, a primatologista e conservacionista Jane Goodall revelou que o mundo poderá ver os grandes símios extinguirem-se dentro de uma década a menos que algo seja feito para o evitar.
“Se não agirmos, os grandes símios vão desaparecer devido à destruição do habitat e ao tráfico”, afirmou Jane Goodall numa entrevista à AFP em Nairobi.
Os parentes mais próximos dos humanos têm experienciado grandes reduções no número das populações nos anos mais recentes – os chimpanzés, mais concretamente, passaram de dois milhões para uma população de 300.000. Segundo um relatório das Nações Unidas, em 2030 o desenvolvimento humano terá tido um impacto em 90% do território dos grandes símios da África e 99% no território dos da Ásia.
Os orangotangos, chimpanzés, gorilas, chimpanzé pigmeu e outras espécies de símios têm perdido o seu território devido à desflorestação e exploração de outros recursos naturais. “Se perdermos estas espécies será porque provavelmente também perdemos as florestas e isso pode ter um impacto devastador nas alterações climáticas”, afirmou a primatologista, indicando ainda que os efeitos das alterações climáticas já são “visíveis em todo o lado”.