Nova espécie de morcego dourado descoberto na Bolívia
Foi descoberta uma nova espécie de morcego na Bolívia que não é bem aquilo que a maioria das pessoas pode esperar de um morcego.
Fofo e de cor dourada, o Myotis midastactus já foi visto anteriormente na Amazónia, mas foi mal identificado como um membro de uma espécie semelhante, a Myotis simus.
A confirmação da classificação errada foi feita por Ricardo Moratelli, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, quando o especialista viajou até Nova Iorque para observar a colecção de morcegos do Museu Americano de História Natural. “Esta espécie está mal identificada desde 1965. Quando coloquei as espécies amazónica e boliviana lado a lado percebi que se tratavam de duas espécies diferentes”, cita o Dodo.
Esta nova espécie de morcego é única devido ao seu pêlo invulgar dourado. O morcego recebeu mesmo o nome do Rei Midas, midastactus, que segundo a mitologia tinha o poder de transformar em ouro tudo aquilo em que tocasse.
Acredita-se que o morcego habita a Bolívia, num clima árido. A distinção entre as duas espécies foi feita através da colecção de morcegos do Museu Americano de História Natural, já que Ricardo Moratelli, ou outro investigador, não conseguiu capturar ainda nenhum exemplar vivo.
Pouco se sabe ainda sobre a nova espécie, nomeadamente o seu estado de conservação, mas acredita-se que esteja perto de estar ameaçado.