Primeiro grande projecto de Siza Vieira na China inaugurado a 30 de Agosto (com FOTOS)
Em 2009, Álvaro Siza Vieira foi contratado para projectar uma fábrica de químicos em Jiangsu, na China, e o trabalho está praticamente terminado e será inaugurado a 30 de Agosto, sábado. Esta fábrica deixa-nos divididos: por um lado, estamos a falar de uma infra-estrutura poluidora, que irá produzir carbonato de sódio e cloreto de amónio, algo que não achamos essencial para o futuro do desenvolvimento do Planeta.
Por outro, é um arquitecto português que a desenhou e, na verdade, até a concebeu com várias características ligadas à construção sustentável, que não evitam, porém, que a infra-estrutura seja altamente insustentável como um todo.
Segundo o Inhabitat, este é o primeiro grande projecto de Siza Vieira em território chinês e “tem a beleza poética e formas dinâmicas tão típicas no trabalho” do arquitecto português. Conhecido como Edifício na Água, ele está situado no meio de um lago artificial e tem uma curva de 300 metros.
Com 11.000 metros quadrados, o edifício tem dois andares, ligados com pontes. Ele segue a tal curva de 300 metros e combina formas flutuantes com volumes ortogonais. Do ponto de vista do terreno à sua volta, o edifício parece em harmonia com a paisagem – “é um sentido de beleza calma que raramente podemos encontrar nos edifícios industriais”, explica o Inhabitat.
A estrutura mistura-se com uma cena aquática e inclui uma cobertura verde. Grandes janelas entrelaçadas permitem que a luz do dia penetre nos interiores minimalistas, criando um cenário etéreo. Poderá ser a fábrica mais bonita do Planeta, mas é pena que este design tenha este fim.
Foto: Fernando Guerra / Últimas Reportagens
[nggallery id=815 template=greensavers]