A marca que está a levar o algodão orgânico para as nossas casas (com VÍDEO)
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Em 2004, quando as preocupações ambientais ainda não faziam parte do radar da maioria das grandes empresas, a C&A adquiriu as primeiras peças de stock orgânico, à época ainda misturado com algodão convencional. Em menos de um ano, porém, a empresa iniciou todo o processo de desenvolvimento de algodão orgânico certificado e não misturado com o algodão tradicional.
Hoje, o algodão orgânico representa já 38% do total de vendas de produtos de algodão da C&A, uma percentagem muito interessante tendo em conta o número muito elevado de vendas anuais da marca. Em 2013, estas vendas representavam já €110 milhões, de acordo com Domingos Esteves, director de vendas da C&A Ibérica.
Tal como várias outras multinacionais da área, também a C&A tem objectivos de sustentabilidade até 2020. “O nosso objectivo é que, em 2020, 100% do nosso algodão seja orgânico”, explicou o responsável.
O objectivo é ambicioso e não será fácil de cumprir. Para além de a procura por algodão orgânico, em todo o mundo, ser crescente, a produção é ainda reduzida. “O algodão orgânico representa apenas 1% do algodão total do mercado e está em declínio”, avança Domingos Esteves.
Para combater esta escassez, a C&A lançou uma empresa independente que promove o cultivo de algodão orgânico nas principais zonas de produção. Segundo Domingos Esteves, cerca de 75% do algodão orgânico do mundo tem por trás projectos da C&A. Só na Índia, são 60 mil os agricultores de algodão orgânico a colaborar com a multinacional holandesa sediada na Bélgica e Alemanha.
Veja o episódio 280 do Economia Verde e perceba como a C&A está a levar a liderar a indústria do algodão sustentável.