Foca escapa a tubarão com táctica invulgar (com FOTOS)
O que faz uma foca para escapar aos afiados dentes de um tubarão-branco? Persegue-o, de forma a que a boca deste nunca fique com linha directa para o seu corpo. A táctica não é nova, mas o fotógrafo de vida selvagem David Jenkins conseguiu fotografá-la recentemente, na África do Sul.
As fotos sugerem que a foca está a perseguir o tubarão-branco sem tréguas, mas na verdade ela está a confundi-lo e a tentar escapar dos seus dentes afiados – as focas mudam constantemente de posição para tentar confundir os seus predadores.
Esta táctica de sobrevivência, muitas vezes utilizadas na vida animal, tem como objectivo último cansar o predador, levando-o a desistir da presa. “Estava a fotografar um grupo de focas que se estava a alimentar e, como sempre, estavam constantemente a mudar de posição para confundir os predadores”, explicou Jenkins.
“A certa altura, elas nadaram até uma área com alguma espuma e, de repente, um grande tubarão-branco de 3,5 metros saltou para o ar, apanhando uma das focas. Algumas das focas voltaram para trás e outras para uma ilha, mas uma delas continuou atrás do tubarão”, continuou o fotógrafo.
A foto parece indicar que é a foca quem persegue o tubarão, mas é uma semi-ilusão de óptica. “Os tubarões são muito rápidos, mas as focas têm uma agilidade inacreditável. Já vi focas lutarem contra três predadores e, ainda assim, conseguirem sair da batalha sãs e salvas”, concluiu Jenkins.
[nggallery id=865 template=greensavers]