Caçadores ilegais estão a cortar sequoias-gigantes da Califórnia (com FOTOS)



Lembra-se da plataforma de combate ao tráfico de animais e que promove a denúncia de crimes ambientais, Wildleaks, de que ontem falámos? A plataforma poderá ter sido pensava a pensar nos crimes ambientais perpetrados em África e Ásia, mas poderão vir da Califórnia, Estados Unidos, algumas destas denúncias.

De acordo com o The New York Times, uma das mais recentes ameaças da América do Norte não envolve animais, mas árvores. Caçadores ilegais estão a entrar nas milenares florestas de californianas e a cortar pedaços de sequoias-gigantes. Esta madeira, incluindo a dos ramos, é bastante procurada e cada vez mais rara, o que eleva o seu preço.

Para tentar combater esta recente onda de incidentes, o Governo norte-americano começou a fechar algumas das estradas de acesso a estes parques. “Muitos destes incidentes ocorrem de noite, e o fecho da estrada é um passo proactivo para preservar os recursos naturais incalculáveis do nosso Estado”, informou um comunicado do Governo da Califórnia.

Depois de retirada da árvore, a madeira é vendida como material de construção para mobília ornamental e souvenirs. Estes incidentes são ainda mais lamentáveis porque estas árvores podem viver centenas de anos e apenas crescem numa pequena área do planeta – e são das árvores mais altas do mundo.

Veja algumas das fotos mais impressionantes das sequoias-gigantes.

Fotos: Miguel Vieira / Jason Hollinger / Ray Bouknight / Steven Bratman / Michael Balint / Don McCullough / Amit Patel / born1945 / Basheer Tome / Basheer Tome / David Sifry/ Creative Commons

[nggallery id=880 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...