Esgotos de Londres novamente ameaçadas por enormes massas de sujidade (com FOTOS)
No Reino Unido chamam-lhe “fatberg” e é um fenómeno sazonal: de vez em quando, uma grande massa de sujidade forma-se nos esgotos, bloqueia-o e coloca em causa a segurança de milhões de pessoas.
Normalmente, a Thames Water, que gere os esgotos de Londres, avisa as famílias que os bloqueios nos sistemas de esgotos chegam a aumentar até 25% no Natal – muitos enviam os óleos, restos de comida e molhos para lá – mas este ano o Fatberg chegou mais cedo.
De acordo com a imprensa inglesa, uma massa gordurosa de 83 metros entupiu os esgotos das ruas de Shepard’s Bush, demorando quatro dias a limpar. A massa fazia-se acompanhar das costumeiras toalhitas, que nunca devem ser enviadas pela sanita mas, infelizmente, são sempre encontradas, aos milhares, nos esgotos.
A massa de gordura tinha o tamanho de um Boeing 747 e foi encontrada debaixo de um pedaço de 80 metros de estrada, no oeste londrino. Esta sólida massa de gordura foi removida com uma mangueira de água de grande potência, levada para os esgotos para evitar inundações nas habitações e negócios.
“Temos 108 mil quilómetros de esgotos, são muitos canos para manter limpos. Gastamos €9,1 milhões (R$ 26,7 milhões) por ano para os limpar, e a maioria dos bloqueios são formados por gordura que as pessoas deitam no lava-loiças ou sanita”, explicou Dave Dennis, gestor de operações da Thames Water.
“Encontrámos de tudo no esgoto – de bolas de ténis a pedaços de madeira. Ponham estes objectos no lixo, não na sanita”, continuou.
No ano passado, um pedaço de massa gorda chegou às 15 toneladas em Kingston, também no Reino Unido.
[nggallery id=891 template=greensavers]