Governo britânico vai investir €6,2 milhões em ambulâncias amigas do ambiente
Seis milhões de euros não é propriamente um valor alto para uma renovação de frota de ambulâncias para um país como Inglaterra, mas há que começar por algum lado. Acima de tudo, esta renovação será feita tendo em conta aspectos ambientais.
Assim, e segundo explica o Business Green, o objectivo é equipar vários veículos com tecnologias para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ou poluição atmosférica, desde conversores avançados de catalisadores, inclusão de equipamentos híbridos, gás natural ou instalações solares.
Para além das ambulâncias, serão abrangidos pelo programa Clean Vehicle Technology Fund (CVTF) carros de bombeiros, autocarros e táxis de 17 cidades britânicas.
As ambulâncias terão painéis solares para carregar as suas baterias quando estão estacionadas, reduzindo a necessidade de manter o motor a trabalhar.
O projecto será articulado com as autoridades locais e tem como principal financiador o Departament of Transport britânico. Segundo o Business Green, a grande parcela deste investimento será alocada à colocação de equipamentos ecológicos nos autocarros – só em Newcastle, 30 autocarros serão equipados com tecnologias verdes.
“Estas cidades poderão liderar o caminho para veículos mais verdes nas suas ruas”, explicou a ministra britânica dos transportes, Susan Kramer. “Estamos a receber propostas imaginativas das autoridades para os seus veículos. Todos estes programas irão reduzir as emissões em cidades e vilas com muito trânsito. O financiamento resultará em benefícios de saúde, no apoio a empregos com competências importantes e crescimento económico”, concluiu.
Foto: mjtmail (tiggy) / Creative Commons