Como a natureza está a engolir a pedreira abandonada do Alvito (com FOTOS)
A evolução urbana não tem sido favorável ao Alvito, Lisboa, uma antiga pedreira e, mais tarde, zona industrial que é hoje usada como zona de descargas de entulho e lixo. O fotógrafo algarvio João Gago, de 27 anos, deambulou por este espaço em ruínas à procura de “uma experiência temporal em que podemos observar a passagem do tempo” – e a forma como este modifica o espaço.
“Por mais mal que o Homem faça à natureza, ela consegue sempre vencer”, explicou o fotógrafo ao Green Savers. “Aqui podemos ver como a flora deste espaço está a começar a engolir os destroços humanos numa espécie de reciclagem biológica”.
Formado em Fotografia e Cultura Visual pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, João Gago já colaborou comos jornais Público e Destak e descobriu a paixão pela fotografia entre os estudos de ciências da multimédia.
Como amantes de infra-estruturas abandonadas, como já várias vezes anunciámos, não podemos deixar de elogiar a sessão fotográfica de João Gago. É na redescoberta dos horrores urbanos que está meio caminho andado para a recuperação do património e um melhor planeamento urbano – e a zona do Alvito merece uma nova estratégia.
Fotos: João Gago
[nggallery id=970 template=greensavers]