Little Sun já levou energia limpa a 290 mil pessoas (com FOTOS)



Cerca de 1,2 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, não tem acesso à electricidade, sendo que a maior parte vive no continente africano. Muitas destas acabam por adquirir candeeiros de querosene, uma solução cara, inflamável e extremamente tóxica.

Segundo o Planeta Sustentável, respirar o ar de uma noite iluminada por um candeeiro de querosene é o equivalente a fumar dois maços de cigarro, pelo que o ideal será não recorrer a esta solução. Foi a pensar nisso que o designer Olafur Eliasson e o engenheiro Frederik Ottesen criaram a Little Sun, uma flor amarela que funciona com lâmpada LED portátil, recarregável com energia solar.

A Little Sun foi criada para ser uma fonte limpa e de baixo custo, ideal para comunidades pobres sem acesso a electricidade. “A luz é para todos. Ela determina o que fazemos e como o fazemos”, explicou Olafur, que confirma que este não é um projecto filantrópico, mas sim um negócio social, que visa a criação de novos empregos e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Esta lâmpada já é comercializada em pontos de venda na Europa e Estados Unidos – custa €22 na Europa – mas a margem de lucro é mínima, para que o dinheiro seja utilizado na abertura de pequenas lojas em África, onde os comerciantes vendem a lâmpada a um preço bastante acessível.

Com este investimento social, a Little Sun gera um rendimento, ao mesmo tempo em que leva electricidade para mais famílias. A cada cinco horas de recarga solar, a lâmpada fornece luz leve suficiente para 10 horas ou forte para durar quatro horas.

A Little Sun já é distribuída em oito países africanos – Etiópia, Uganda, Quénia, Burundi, Senegal, África do Sul, Nigéria e Zimbabué. No total, já foram vendidas 85 mil lâmpadas nestes países, tendo sido beneficiadas 290 mil pessoas e 200 comerciantes. Finalmente, cerca de 4.200 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

[nggallery id=1026 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...