Avalanche mata mais 12 alpinistas no Nepal
Doze pessoas, entre sherpas e alpinistas estrangeiros, morreram nos últimos dias no Norte do Nepal, vítimas de várias avalanches. O fenómeno ocorreu nos distritos de Manang e Mustang e levou ao resgate de outros 14 escaladores.
Segundo as autoridades nepalesas, vários outros alpinistas estão nestes caminhos, mas muitos deles conseguiram escapar às constantes avalanches e encontram-se já em terrenos seguros.
A chuva e neve foram provocadas por um ciclone que atingiu a vizinha Índia há vários dias. Outubro é o mês mais popular para os alpinistas, no Nepal, com milhares a escalarem as várias montanhas Himalaias.
Em Abril último, uma avalancha no campo base do Monte Evereste matou 16 guias nepaleses, o incidente mais mortal de que há memória. Na sequência deste acidente, os sherpas chegaram a boicotar as subidas ao Evereste.
Segundo especialistas em meteorologia, as alterações climáticas e aumento das temperaturas globais estão a contribuir para as cada vez mais comuns avalanches nos Himalaias.
Foto: Sean Gillies / Creative Commons