Como transformar um cheeseburger em 14 refeições para crianças malnutridas?
Sabia que um simples prato de sushi, a um preço de 14 euros, pode ajudar a dar uma refeição a 80 crianças?
As contas foram feitas pelo World Food Programme (WFP), programa alimentar das Nações Unidas que está a lançar a campanha WeFeedback – Your Food Change Lives, cujo objectivo é alertar a população para as mil milhões de pessoas que passam hoje fome em todo o mundo.
Um exemplo da campanha: de acordo com o WFP, o valor que pagamos por cheeseburger daria para alimentar até 14 crianças, e um bife de 10 euros “equivale” a alimentar 50 crianças.
Para ajudar os cidadãos a perceberem melhor o quanto podem ajudar, no dia-a-dia, pessoas que actualmente não têm acesso a alimentação, a WeFeedback lançou um site em que, facilmente, podemos calcular o número de crianças que o dinheiro que gastamos em alimentação poderia alimentar.
Participe nesta campanha.
Assim, se gastarmos em média cinco euros por refeição por mês – 60 refeições – o número de crianças que podemos ajudar chega a uns impressionantes 1.500.
Ontem, esta campanha já tinha conseguido mais de 100 mil refeições para pessoas malnutridas.
Visite a página da WeFeedback no Facebook.
A WeFeedback é já a maior comunidade global de partilha de comida a mudança de comportamentos. O objectivo da campanha é lutar contra a fome crónica de várias famílias deste mundo.
A mecânica da campanha é simples: basta escolhermos a nossa comida favorita, colocar o seu nome no Feedback Calculator, junto ao seu preço habitual, e depois calcular quantas crianças com fome esta refeição poderia alimentar.
A base do cálculo não é a refeição em si, mas o seu preço, por isso um simples cheeseburger, por exemplo, dará para alimentar 14 pessoas. E um café de 70 cêntimos é o suficiente para conseguir uma refeição nutritiva para oito pessoas!
O próximo passo é doar exactamente o valor dessa refeição – ou várias vezes o valor dessa refeição, caso queiramos.
Mas a campanha não se fica por aqui. A comunidade WeFeedback pede também aos doadores para aproveitarem os seus conhecimentos de redes sociais e partilharem esta “estória” com os amigos, familiares, conhecidos.
“Há milhares de pessoas que, como nós, estão a utilizar aos seus conhecimentos de redes sociais para dar a conhecer esta grande causa”, explica a WeFeedback.
Atenção: apesar dos nossos exemplos, a WeFeedback não alimenta unicamente crianças. A campanha leva alimentos nutritivos a milhões de pessoas, para que estas possam continuar com as suas vidas, receber uma educação digna, encontrar um emprego ou simplesmente procurar melhores condições de vida para as suas famílias.
A WeFeedback faz também parte do movimento Billion for a Billion, também do WFP, que luta contra a fome de mil milhões de pessoas em todo o mundo.