Lisboa entrega projecto na Comissão Europeia para melhorar mobilidade nas colinas
Lisboa, a cidade das sete colinas, apresentou à Comissão Europeia um projecto que estude soluções para ultrapassar as dificuldades que as colinas colocam à mobilidade sustentável na capital portuguesa.
A proposta, que foi elaborada juntamente com outras três cidades europeias que “sofrem” do mesmo problema – Pécs (Hungria), Plovdiv (Bulgária) e Ponferrada (Espanha) – junta empresas e entidades como a Carris, o Metro de Lisboa, a EMEL, a Lisboa E-Nova, a CarrisTur, a Gestão Urbana do Parque das Nações e as consultoras Card4b e TIS.
Denominado Civitas 4 Hills, este projecto surgiu da “crescente consciência que a orografia é uma barreira importante à promoção de formas de mobilidade mais sustentável, penalizando particularmente os peões e ciclistas”, explica aqui o Menos Um Carro.
O projecto promove 13 medidas – que ainda não são públicas – que servirão para tentar ultrapassar estas dificuldades de relevo acentuado. Outro dos objectivos é tornar o sistema de transportes mais eficiente e fácil de utilizar.
Caso este projecto seja aprovado, outras vilas e cidades europeias com dificuldades idênticas poderão aprender com a investigação e experiências de Lisboa, Pécs, Plovdiv e Ponferrada, pelo que os responsáveis estão optimistas quanto à resposta da Comissão Europeia.
No total, o projecto envolve um investimento superior a 10 milhões de euros, dos quais 3,8 milhões de euros serão aplicados em Lisboa. A iniciativa Civitas, recorde-se, tem vindo a promover a implementação de projectos de melhoria da mobilidade urbana na Europa desde 2002.