Vencedor do Prémio Nacional de Indústrias Criativas lança canal de TV ligado à cultura
Vai arrancar na próxima segunda-feira, na grelha digital da Zon, o primeira canal de televisão português ligado à cultura e criatividade, o 180 (uma referência à posição que ocupará na grelha).
O canal terá seis horas diárias de programação e pertence à OSTV, empresa sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e que venceu, em 2010, o Prémio Nacional de Indústrias Criativas Unicer/Serralves, precisamente com o projecto de lançamento do primeiro canal de televisão colaborativo e interactivo na área da cultura.
Segundo a Lusa, o canal foi pensado numa lógica low cost: dez pessoas, nenhum estúdio, câmara de filmar ou apresentador, recebendo apenas a colaboração das instituições culturais.
“Mais do que produzir uma grande quantidade de conteúdos, queremos procurar, encontrar e atrair conteúdos, criando um contexto qualitativo interessante. Temos uma equipa muito concentrada em criar uma boa experiência de conteúdos, mais do que produzir”, explicou o fundador e director-geral da OSTV, João Vasconcelos.
O canal tentará mostrar conteúdos culturais que não conseguem encontrar lugar na televisão, mais numa lógica de produção de novos conteúdos – e não de captação.
O 180 arranca às 20h de segunda-feira, não só na grelha digital da Zon mas também no site, Facebook, iPad e iPhone. A programação prolongar-se-á, todos os dias, até Às 2h.
O público-alvo do canal são os jovens dos 18 aos 35 anos, das classes A, B e C1, pessoas “informadas e qualificadas, culturalmente activas, viajantes, artistas, criadores, cinéfilos, melómanos e apreciadores da arte”.