Um grande exemplo de desenvolvimento sustentável no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro



Uma boa arquitectura – e low cost –, uma excelente causa social a apoiar e um grande aproveitamento sustentável do espaço. Foi nesta conjugação perfeita de desenvolvimento sustentável que decorreu o Campeonato do Mundo de futebol para sem-abrigo, realizado no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, em Setembro de 2010.

Ao nível da arquitectura, falamos do centro comunitário e desportivo de Santa Cruz, construído de propósito para este campeonato do mundo, um evento anual que procura alertar para os problemas dos sem-abrigo.

Desenhado e construído pela Lompreta Nolte Arquitectos, pela Nanda Eskes Arquitectura e Daniel Feldman, do Architecture For Humanity, este centro desportivo é um grande exemplo de como a arquitectura pode ser não só sustentável mas também orientada para a comunidade.

Veja aqui as fotos.

O complexo é constituído por um campo de futebol para crianças, um centro comunitário que inclui balneários, casas de banho, escritórios e armazéns e uma escola onde as mulheres podem aprender e expandir o seu potencial económico. Aqui, o complexo é a própria ferramenta de inclusão social.

Em termos de design sustentável, o edifício foi desenhado como uma rampa, para que os espectadores possam subir ao seu tecto e ver melhor o jogo que está a decorrer. Paralelamente, esta pala serve para cobrir o edifício e proporcionar sombra à área imediatamente abaixo.

O projecto arquitectónico, para além de low cost, foi desenhado para ter uma pequena pegada ecológica. Os materiais foram todos angariados localmente, assim como os métodos de construção utilizados.

Foi também instalado um colector de águas pluviais, um sistema de purificação de água que distribui água fresca para o centro e painéis solares que serão responsáveis pela iluminação dos jogos nocturnos.

O projecto foi financiado pela Nike, em parceria com a Architecture for Humanity, a Homeless World Cup, a Organização Civil de Ação Social e o Instituto Bola Prá Frente.

Na nossa opinião, este centro desportivo e cultural de Santa Cruz é, verdadeiramente, um bom exemplo de como um evento deve ser utilizado numa estratégia de longo prazo. Um aviso para as futuras organizações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e Campeonato do Mundo de Futebol Brasil 2014 – já que para o Euro 2004, realizado em Portugal, já não vamos a tempo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...