Publicitário australiano cria app que nos ajuda a não beber
Em 2010, o publicitário australiano Chris Raine abusava das bebidas alcoólicas regularmente. Mas em vez de utilizar grupos como os Alcoólicos Anónimos (AA) para ultrapassar o seu problema, decidiu deixar de beber durante um ano e lançar um blog – Hello Sunday Morning – “Olá Domingo de Manhã”, em português – para relatar as suas experiências com a nova vida.
Aos poucos, o blog começou a ter vários seguidores – eles próprios com o mesmo problema de Chris. Sendo publicitário de profissão, Chris decidiu dar um passo em frente e criar uma ONG (organização não-governamental) para tentar diminuir a cultura de bebida australiana.
“A grande ideia é que o aconselhamento individual não é para todos, por isso temos uma comunidade de pares onde cada um pode ajudar os outros”, explicou Chris. Inicialmente, o jovem de 27 anos criou um plano online, que evoluiu para uma aplicação financiada pela Fundação Vodafone.
Hoje, a HSM já tem mais seguidores que os AA, aconselhando-os a deixar de beber: desde 2010, mais de 32 mil pessoas comprometeram-se a passar três ou mais meses sem tocar em álcool e contar a sua experiência num blog.
“A nova aplicação vai tornar a plataforma acessível a um número muito maior de pessoas que estão determinadas a mudar o seu estilo de vida”; explica Chris. Em vez de se sentarem e escreverem um post sobre a sua experiência de não beber, a nova aplicação vai permitir aos jovens partilharem ideias mais rapidamente.
Segundo os dados do site, são as mulheres entre os 16 e os 29 anos que mais recorrem a esta ajuda. “Todos têm smartphones, hoje em dia, por isso a aplicação é perfeita”, explicou Nicole Cliff, utilizadora do site. “Se estamos numa festa e nos sentimos tentados a beber, só temos de ir ao telefone e usar a aplicação para procurar apoio. As pessoas precisam sempre de se sentirem apoiadas para que a mudança aconteça”.
Foto: Dustin Gaffke / Creative Commons