Glaciares do Parque National Glacier podem desaparecer em 2030
As alterações climáticas têm coincidências infelizes. Como esta, nos Estados Unidos: os glaciares do Parque Nacional Glacier, que lhe dão o nome, poderão desaparecer em 2030. De acordo com cientistas da USGC (US Geology Center), dentro de 15 anos não restaram glaciares no parque, algo que nunca tinha sido colocado em cima da mesa anteriormente.
Os glaciares são exemplos muito visuais de como o tempo está a aquecer globalmente, uma vez que são muito sensíveis ao ambiente que os rodeia e, por isso, utilizados para prever a evolução do clima a longo prazo.
De acordo com o Inhabitat, os cientistas vão utilizar este exemplo para tentar perceber onde ocorrerem as mudanças climáticas mais extremas.
O Parque Nacional Glacier ocupa as Rock Mountains, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, e está coberto de neve desde que foi descoberto. Quando foi explorado, em 1910, cerca de 150 glaciares ocupavam o espaço, mas todos deverão desaparecer até 2030. Hoje, apenas 26 glaciares se encontram no parque – 124 perderam-se em pouco mais de um século.
Veja ou recorde a beleza do parque norte-americano.
[nggallery id=1246 template=greensavers]
Fotos: GlacierNPS / Ephraim Ragasa / Emily Hildebrand / Don DeBold / jankgo / Loco Steve / Creative Commons