Aquecimento global vai dificultar viagens de avião
Viajar de avião é, por vezes, uma tarefa exaustiva e frustrante. Mas prepare-se, porque as viagens vão tornar-se ainda piores e a culpa, neste caso, é do aquecimento global.
O aquecimento global é significado de temperaturas mais quentes e este calor adicional vai dificultar a descolagem dos aviões, o que por sua vez vai apertar as restrições relativas ao peso das bagagens e o número de passageiros a bordo. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, publicado recentemente na revista científica Weather, Climate and Society.
Temperaturas mais elevadas tornam o ar menos denso, o que reduz a força de sustentação das asas dos aviões. Uma vez que aviões mais pesados necessitam de mais tempo para conseguirem acelerar o suficiente para descolar será necessário pistas maiores para atingir a aceleração certa, tendo em conta que a força das asas será menor devido ao ar menos denso.
Para fazerem uma estimativa do impacto deste problema, os investigadores recorreram a um modelo climático para projectar temperaturas de verão num futuro próximo em quatro principais aeroportos dos Estados Unidos, assumindo uma acção mínima humana para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
Os cientistas compararam posteriormente os resultados das simulações com os limites de temperatura que impõem actualmente restrições de peso num avião comercial Boeing 737-800. Os resultados indicam que os quatro aeroportos teriam, entre 2050 e 2070, entre 50% a 200% de dias a mais com restrições de peso devido a temperaturas mais elevadas do que têm actualmente, refere o News from Science.
Como consequência, as companhias aéreas vão ter de reduzir o número de passageiros a bordo ou terão de ser fabricados aviões mais aerodinâmicos ou construídas pistas de aterragem e descolagem maiores.
Foto: MarkCantPark / Creative Commons