Seca na Califórnia é a pior do último milénio
A seca de três anos da Califórnia é a pior dos últimos 1.200 anos. Ao analisarem os efeitos cumulativos das temperaturas, baixa pluviosidade e outros factores, os cientistas dizem que esta é a pior seca em mais de um milénio.
Porém, o pior está para vir. Os investigadores defendem que secas como esta vão tornar-se cada vez mais frequentes no futuro devido às alterações climáticas.
O estudo, publicado pela American Geophysical Union e elaborado pela Universidade do Minnesota e o Instituto Oceanográfico Woods Hole, indica que as condições quentes e secas diminuíram o fornecimento de água aos reservatórios subterrâneos, rios e camada de neve da Sierra Nevada. Esta situação, aliada a uma procura cada vez maior de água pelas pessoas e explorações agrícolas, resultou numa escassez de água sem precedentes na Califórnia.
“A seca actual da Califórnia é excepcionalmente severa no contexto pelo menos do último milénio e é impulsionada pela redução da precipitação e temperaturas quentes recorde”, indicaram os investigadores na apresentação do estudo, cita o Daily Mail.
Embora haja provas sustentadas de secas de vários anos consecutivos no passado da Califórnia, os investigadores defendem que estes períodos foram intercalados com anos mais chuvosos, mesmo que o efeito cumulativo ao longo das décadas tenha sido de seca. A actual seca, não tendo sido intercalada por nenhum ano chuvoso, está a ser pior que as anteriores.
Foto: Miguel Vera / Creative Commons