Asclépia pode ser a solução natural para os derrames de petróleo
A asclépia é uma planta oriunda da América do Norte mas que se encontra amplamente difundida pelo território europeu e algumas partes da Ásia. As fibras das vagens desta planta têm uma forma oca e são naturalmente hidrofóbicas, o que lhes permite repelir a água, ajudando a proteger e a espalhar as sementes da planta.
Embora à partida esta planta não tenha nenhuma aplicação especial, investigações recentes revelam que as fibras da planta que contêm as sementes são muito boas a absorver petróleo.
Com tal propriedade, as fibras da asclépia-comum podem tornar-se numa nova ferramenta para limpar os derrames de crude. Ao mesmo tempo que absorvem o petróleo, as fibras repelem a água onde está derramado. Adicionalmente, as fibras da planta conseguem absorver quatro vezes mais petróleo que os materiais em polipropileno utilizados actualmente para limpar os derrames.
A Encore3, uma empresa canadiana, começou já a produzir kits de limpeza que incorporam as fibras da asclépia. A tecnologia é produzida através da remoção das fibras da planta, sendo introduzidas posteriormente em tubos de polipropileno que depois podem ser aplicados em qualquer tipo de derrame, escreve o TreeHugger.
Para produzir asclépias suficientes, a Encore3 criou uma parceria com o Ministério da Agricultura do Quebec para criar uma cooperativa de 20 agricultores que vão cultivar a asclépia. A planta será cultivada sem recurso a pesticidas ou fertilizantes. Cada hectare de asclépias vai permitir produzir 125 kits de limpeza.
A produção desta planta vai ainda ter outro benefício, nomeadamente para a borboleta monarca, que durante o verão habita o sul do Canadá e põe os seus ovos nas asclépias, que servem de alimento às pequenas lagartas.
Foto: Odalaigh / Creative Commons