Nova espécie de rã com presas dá à luz girinos



A maioria das rãs põe ovos e algumas espécies dão à luz pequenas rãs já formadas. Mas rãs que dão à luz girinos são uma descoberta nova para a ciência. Foi exactamente uma rã que dá à luz girinos que os cientistas encontraram na Ilha de Sualawesi – também conhecida por Ilha Celebes – , na Indonésia.

Há vários anos que os cientistas procuravam esta rã por suspeitarem que possuía este comportamento único. Agora, esta nova espécie de anfíbio com presas – baptizada com o nome científico de Limnonectes larvaepartus – foi descrita cientificamente pela primeira vez num estudo publicado na revista científica Plos One.

O nascimento dos girinos foi presenciado por Jim McGuire, um investigador da Universidade da Califórnia, Berkeley, que inicialmente pensou ter na mão uma rã macho quando observou pela primeira vez o nascimento. Mas na verdade, o animal que o investigador segurava era uma rã fêmea grávida que subitamente deu à luz vários girinos.

A maioria das 6.000 espécies de rãs conhecidas recorrem à fecundação externa para se reproduzirem: a fêmea põe os ovos durante o acasalamento e o macho liberta o esperma para fertilizá-los. “Mas existem muitas modificações diferentes deste modo padrão de acasalamento”, indica Jim McGuire à BBC. “Esta nova espécie de rã é uma das 10 ou 12 espécies que evoluíram para a fertilização interna e, dessas, é a única que dá à luz girinos, em vez de pequenas rãs ou ovos fertilizados”, acrescenta o cientista.

A forma como as rãs macho conseguem fertilizar os óvulos dentro da fêmea ainda é desconhecida, já que as rãs não têm órgãos sexuais convencionais para transferir os gâmetas, pelo que serão agora necessários mais estudos para perceber a forma de reprodução da nova espécie de rã.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...