Guias de Portugal já recolheram 30 toneladas de rolhas desde 2005
Lançado em 2005, o projecto Acção Saca-Rolhas, desenvolvido pelas Guias de Portugal, já permitiu a recolha de 30 toneladas de rolhas de cortiça usadas, levando-as para reciclagem. Segundo a associação portuguesa, o projecto tem um “duplo-objectivo: contribuir para a preservação do ambiente, reaproveitando um recurso natural; e colaborar com instituições de solidariedade social, uma vez que o valor que resulta da venda das rolhas para [estas].
Com pontos de recolha nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga e Viseu e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira, as Guias de Portugal têm colocado rolhões em cafés, restaurantes, escolas ou unidades hoteleiras. “Continuamos totalmente disponíveis para disponibilizar rolhões a todos os interessados”, referiu ao Green Savers Sara Nobre, presidente da Associação Guias de Portugal.
Para além da recolha, a Associação Guias de Portugal tem realizado um conjunto de iniciativas de promoção da reciclagem das rolhas de cortiça, como a exposição “Da Bolota ao Projecto Acção Saca-Rolhas”, que decorreu no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Viana do Castelo e a “Feira da Rolha” que teve lugar nas Portas da Cidade de Ponta Delgada e na qual as Guias colocaram vários produtos em exposição, todos eles feitos a partir da reutilização de rolhas.
Os interessados em contribuir para a recolha de rolhas da Associação Guias de Portugal podem contactar as Guias destes distritos e solicitar um rolhão, combinando o local e a data para a entrega. Posteriormente, as Guias fazem a substituição do rolhão e a recolha das rolhas.