Elefante anão filmado pela primeira vez



Pela primeira vez, um elefante com nanismo foi filmado na vida selvagem, no Sri Lanka. Apesar de ser mais pequeno que os colegas, o animal foi visto a lutar com outros machos. “Este é o único caso formalmente documentado de nanismo de um elefante na vida selvagem, até agora, explicou Shermin de Silva, do projecto Uda Walawa Elephant Research (UWERP), ao The Dodo.

Segundo o responsável, o nanismo é raramente visto em espécies que não vivem em cativeiro, o que torna a descoberta ainda mais notável. O elefante anão, a quem chamam Walawe Kota, tem cerca de 20 anos e é macho.

Segundo de Silva, o seu tamanho acaba por funcionar como uma vantagem na luta com outros indivíduos. “Ele aponta directamente ao adversário, enquanto um indivíduo mais alto tem de se baixar de forma estranha e pode cair”, explicou.

Assista ao vídeo neste link.

Os elefantes asiáticos não são territoriais, mas lutam pelos membros do sexo feminino. E, também aqui, a altura de Walawe não é uma desvantagem. Os elefantes asiáticos do sexo feminino são mais pequenos que os machos, o que poderá ser um bónus para Walawe: segundo a BBC, o animal foi visto “a descansar debaixo de uma árvore com um grupo de fêmeas e crias”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...