Rios de Taiwan estão cheios de drogas devido a festival de música
Os rios do sudeste de Taiwan têm vestígios de ecstasy, cetamina, codeína, pseudoefedrina, cafeina e outros medicamentes prescritos para tratar infecções urinárias e o colesterol, de acordo com um novo relatório publicado no Environmental Science & Techolology.
Esta poluição foi descoberta por cientistas da Universidade de Sun Yat-sen, naquele país, e tem uma explicação: um festival de Verão – Spring Scream, na foto – que todos os anos se realiza no Parque Nacional de Kenting.
“[O parque] recebe o maior festival jovem [da região], que é frequentando por 600.000 fãs de música pop”, escrevem os cientistas, citados pelo CityLab. “Assim, a quantidade enorme de turistas na área de Kenting pode ser a razão para a qual existam tantas drogas no ambiente envolvente”.
Para além de revelarem um problema ligado ao abuso de drogas no festival, a conclusões do estudo provocam ainda uma preocupação ambiental. Muitas fábricas de tratamento de água não estão desenhadas para tratar uma cada vez maior quantidade de poluentes conhecidos como “contaminantes emergentes”, que incluem drogas e produtos de higiene pessoal.
Nos últimos anos, a comunidade científica encontrou também vestígios de Prozac, um anti-depressivo, nos Grandes Lagos, Estados Unidos, estrogénio na água para beber, no mesmo país, e cocaína no ar da capital italiana, Roma.
Foto: Jenson Lee / Creative Commons