Cadeia hoteleira NH recicla duas toneladas de rolhas de cortiça para construir novos hotéis
O NH Hotel Group recolheu 1.994 quilos de rolhas de cortiça nos seus 77 hotéis, situados em países como Espanha, Itália, Alemanha, França, Bélgica e Holanda, e reciclou-as para a renovação e construção de novos hotéis da cadeia.
O projecto, denominado Cork2Cork, foi desenvolvido em parceria com a Corticeira Amorim e arrancou em 2011. Desde então, quase duas toneladas de rolhas de cortiça de garrafas utilizadas em dezenas de hotéis foram guardadas e reproveitadas. Com a quantidade de cortiça já recuperada, o projecto produziu 8.000 metros quadrados de pavimento, o equivalente ao usado na renovação ou construção de mais de 300 quartos.
“Estamos muito orgulhosos dos excelentes resultados que obtivemos com o programa Cork2Cork, que contribui para dar nova vida a um produto como a cortiça natural, e promove a preocupação com o ambiente entre os nossos stakeholders internos e externos”, referiu em comunicado Monica Chao Janeiro, diretora de meio ambiente e sustentabilidade do NH Hotel Group. “As respostas positivas a esta iniciativa e os óptimos resultados obtidos incentivam-nos a continuar este trabalho, assim como a pesquisa de novos projectos que envolvam práticas responsáveis com o meio ambiente relacionados com o desempenho de nosso negócio”.
A cortiça natural é um material que, quando devidamente recuperado e processado, pode ser utilizado em revestimentos e fortes isolamentos capazes de reduzir ou eliminar a acústica, assim como as necessidades de climatização artificial de interiores de forma a melhorar a sua eficiência energética.
A cortiça pode ainda ser utilizada no fabrico de diversos produtos, desde aplicações para a indústria aeronáutica, moda e vestuário e ainda mobiliário.
Foto: chomster.fr / Creative Commons