Merganso-pequeno ameaçado pelas alterações climáticas recupera em áreas protegidas

O merganso-pequeno, um pequeno pato já bastante raro no Reino Unido – menos de 200 indivíduos – está a crescer duas vezes mais rápido do que o previsto nas zonas especiais de protecção, segundo o The Guardian.
O animal, cujo habitat está em mudança devido ao aquecimento global, é conhecido pela sua plumagem branca e preta e está a espalhar-se para o norte da Europa, à medida que as temperaturas sobrem. Um estudo sobre zonas húmida mostra que quase um terço das aves passam agora o Inverno no nordeste da Europa – há duas décadas, apenas 6% o fazia.
Esta região, as populações de merganso-pequenos estão a crescer duas vezes mais rápido do que no seu habitat normal. “A rede de espécies protegidas da União Europeia está a ajudar os mergansos a adaptarem-se às alterações climáticas, mas nesta região, só agora ocupada, ainda não existem muitos, pelo que isso pode comprimir a população à medida que eles se espalham para Norte”, explicou Richard Hearn, director de monitorização das espécies da WWT (Wildfowl & Wetlands Trust).
Segundo o responsável, a maioria das espécies protegidas foi desenhada há 20 anos, utilizando os dados de então. “À medida que as coisas mudam drasticamente no mundo natural, temos de responder rapidamente para garantir que o merganso-pequeno e outras aves se mantêm protegidos”, concluiu Hearn.
O estudo, que foi publicado por Diego Pavon-Jordan no Diversity and Distributions, explica ainda que a população de mergansos-pequenos diminuiu para metade nos anos 90.
Foto: Stefan Berndtsson / Creative Commons