A outra paixão de Mr. Spock (com FOTOS)
Leonard Nimoy, o multifacetado artista responsável pela personagem de Mr. Spock, era mais do que actor e herói para os fãs de ficção científica – a sua paixão por fotografia ajudava-o a defender causas tantas vezes negligenciadas. Em tempos, o próprio afirmou que fotografava para expressar a ideia do poder feminino.
Depois da sua morte, na semana passada, muitos dos fãs de Nimoy recordaram e elogiaram um projecto fotográfico de 2007, dedicado ao nu das mulheres com excesso de peso – The Full Body Project.
Segundo Nimoy, o projecto começou a ganhar asas quando uma mulher de 115 quilos o abordou, numa exposição, e perguntou se ele apenas trabalha com modelos que tinham “um certo tipo de corpo”, avançou o The New York Times.
Quando perguntou ao actor se gostaria de trabalhar com ela, por exemplo, Nimoy acedeu e convidou o grupo burlesco The Fat-Bottom Revue para uma sessão fotográfica. Segundo explicou o próprio à NPR, Nimoy encontrava-se “nervoso” no dia da sessão fotográfica. “Acho que é um reflexo de algo que é prevalente na nossa cultura. Estamos condicionados por aceitar um tipo de corpo diferente e podemos olhar para outro lado quando outro tipo de corpo chega ao pé de nós”, explicou.
Nimoy inspirou-se na fundadora do grupo Heather MacAllister, que disse um dia que “quando uma pessoa gorda chega a um palco para fazer uma performance, e não é a piada em si, trata-se de uma afirmação política”.
Veja algumas das fotos do projecto de 2007.
[nggallery id=1583 template=greensavers]