Eclipse solar pode provocar quebras de energia na Europa
O eclipse solar de sexta-feira pode provocar falhas de energia em toda a Europa, de acordo com especialista da Universidade de Oxford, Inglaterra, que se baseiam no facto de 3% de toda a energia consumida no Velho Continente originar do Sol.
Segundo os cientistas, citados pelo Daily Mail, os efeitos desta ausência momentânea de Sol nunca foram estudados anteriormente, pelo que poderá existir um “efeito dominó de quebras energéticas”, caso as redes não consigam responder a tempo.
A Universidade de Oxford acredita que o eclipse levará centenas de milhares de painéis solares a diminuir ou mesmo desligar a sua produção durante duas horas, com todo o efeito bola de neve que isso irá provocar.
Segundo a European Network of Transmission System Operators for Electricity (ENTSO-E), o problema é amplificado pelo facto de a escuridão provocada pelo eclipse solar ocorrer de forma muito mais rápida e drástica que o pôr-do-Sol habitual.
Por outro lado, o facto de ocorrer a meio do dia tem um maior impacto sobre as práticas operacionais, uma vez que o consumo energético se encontra no seu pico – à noite, as necessidades energéticas são inferiores. “É o equivalente a termos dois nascer e pôr-do-Sol no mesmo dia”, continuou a ENTSO-E.
Em 2002, a energia solar representava apenas 0,1% da electricidade consumida, na Europa, a partir de fontes renováveis; hoje, este número subiu para os 10,5% – e 3% do total global de consumo energético na Europa.
“Este eclipse solar será um teste sem precedentes para o sistema energético da Europa e muito útil para compreendermos melhor a relação entre os objectivos muito ambiciosos da União Europeia e a segurança da operação [de energia] da qual os europeus dependem”, concluiu a associação.
Foto: NASA Goddard Space Flig / Creative Commons