Raro mamífero chinês fotografado pela primeira vez



À medida que muitas populações de animais vão diminuindo, a comunidade científica continua a tropeçar em novas espécies de animais cada vez mais invulgares e esquivos.

O ili pika é um deles. Pequeno mamífero nativo da China apenas pode ser encontrado nas Montanhas de Tianshan, no noroeste do território. O ili pika foi descoberto inicialmente, por acidente, em 1983 e, desde então, tem-se esquivado aos olhos dos cientistas – apesar dos múltiplos esforços para estudar o animal.

Foi Weidong Li que avistou a espécie pela primeira vez, tendo conseguido capturar um e enviá-lo para estudos laboratoriais. Porém, no verão passado, conseguiu aquilo que ambicionava há décadas: fotografar o pika. Agora, a National Geographic publicou a primeira foto do ili pika. Li é investigador no Instituto de Ecologia e Geografia de Xinjiang e com a ajuda da sua equipa conseguiu encontrar finalmente o ili pika: um animal com aspecto de pequeno urso curioso a espreitar por trás de uma rocha.

“Encontraram-no atrás de uma rocha e rapidamente perceberam que era um pika”, indica Tatsuya Shin, um naturalista que trabalha na equipa de Li, cita o Dodo.

Embora pouco se saiba sobre o pika, a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica-o como espécie ameaçada. O ili pika vive em altitudes elavas, o que o torna sensível a alterações ambientais ou climáticas. Os cientistas indicam que a população destes animais tem vindo a decrescer desde 1990, quando foi estimada em cerca de 2.000 indivíduos.

Foto: Weidong Li





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...