As luzes mais brilhantes das cidades (com FOTOS)
As cidades são grandes consumidoras de energia. A três dias de muitas delas aderirem à Hora do Planeta – e, consequentemente, desligarem a iluminação das suas infra-estruturas e monumentos – o fotógrafo inglês Paul Reiffer procurou os melhores cenários nocturnos das cidades, instalado num helicóptero ou saltando para os terraços dos edifícios.
Durante três anos, Reiffer levou esta ideia a cidades como Xangai, Nova Iorque, Londres, Singapura, Sydney, Kuala Lumpur, São Francisco, Aukland ou Hong Kong. O resultado é magnífico, como seria de esperar, mas dá-nos a ideia da quantidade de energia que as cidades consomem todas as noites – se é que já não o soubéssemos.
“Algumas das minhas imagens requerem muito planeamento. Infelizmente, uma das formas de obter vistas diferentes foi através de escalar até aos telhados”, explicou ao Daily Mail o fotógrafo de 34 anos. “Em alguns edifícios tinha autorização para o fazer, noutros não”.
“Ironicamente, enquanto as fotos com acesso legitimado precisam de muita burocracia, são as imagens informais que necessitam de mais planeamento. Se procurarmos online ou virmos uma cidade numa revista, as mesmas fotos aparecem de tempos em tempos. Eu pesquiso em ferramentas como Google e mapas 3D quais os melhores sítios para fotografar a cidade”, explicou.
Com a ajuda de uma câmara adaptada que capta 80 Mega Pixels por imagem, Reiffer consegue grandes fotos panorâmicas e com um grande detalhe. Veja algumas aqui.
[nggallery id=1649 template=greensavers]