Cão com as quatro patas amputadas volta a andar com próteses adaptadas (com FOTOS)



Dois anos depois de ter perdido as quatro patas, um Rottweiler bastante determinado, chamado Brutus, voltou a fazer algo que anteriormente parecia uma impossibilidade: voltar a andar.

Brutus era apenas um cachorro quando os seus donos negligentes, que faziam criação de cães, o deixaram ao frio tempo suficiente para que as suas patas ficassem congeladas. Em vez de levar o animal ao veterinário, os criadores decidiram eles mesmos amputar as quatro patas de Brutus, o que fez com que o animal não conseguisse deslocar-se sozinho a desde então.

O cão acabou por ser resgatado dos criadores e foi adoptado por Laura Aquilina, do Colorado, nos Estados Unidos. Porém, os problemas inerentes à amputação caseira continuavam a impedir que Brutus se movimentasse como um cão normal. “Ele não conseguia brincar como os outros cães, mal conseguia andar”, escrevem os voluntários que o salvaram numa página de angariação de fundos para cuidados do animal, cita o Dodo.

Em poucos meses, centenas de pessoas que ficaram comovidas pela história de Brutus doaram cerca de €11.000, o que permitiu que o animal fosse sujeito a uma cirurgia correctiva e fossem feitas umas próteses de patas para que pudesse voltar a andar. Martin Kauffman, fundador das OrthoPets, uma empresa que fabrica próteses para animais, estava entre os doadores.

A OrthoPets desenvolveu então quatro patas para que Brutus voltasse a andar – o que faz dele o segundo cão com as quatro patas amputadas a receber este tipo de próteses. Actualmente, Brutus está a aprender a movimentar-se com as novas patas e a fazer fisioterapia. “Agora consegue andar e fazer coisas que os cães fazem e isso faz-nos felizes”, indica Kauffman.

[nggallery id=1660 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...