Palácio de Cristal vence concurso das Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto (com FOTOS)
O projecto Porto Desaparecido elegeu ontem, através da rede social Facebook, o Palácio de Cristal como a primeira das Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto. Este concurso promove a escolha dos melhores edifícios históricos da cidade já desaparecidos – um conjunto que Manuel de Sousa, responsável pelo projecto “Porto Desaparecido”, tem vindo a publicar na crónica que assina na rubrica “Memória” do Porto24.
A calçada portuguesa e os jardins dos Aliados ficaram em segundo lugar e a ponte Pênsil em terceiro.
Segundo promotor do projecto, o objectivo passou, em primeiro lugar, pela “recolha das sugestões de pessoas que lembravam edifícios do Porto com saudade”, para que fossem divulgadas, seguindo-se a seleção de 32 monumentos “tidos como mais significativos”.
As votações decorreram na página de Facebook Porto Desaparecido, entre os dias 1 e 29 de Março. O Palácio de Cristal obteve 76,9% dos votos, de um total de 5.457.
Construído em 1865 no antigo campo da Torre da Marca, em Massarelos, o Palácio de Cristal foi desenhado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones e inspirado no Crystal Palace londrino. Media 150 metros de comprimento e 72 de largura e era dividido em três naves. Feito em granito, ferro e vidro, o edifício acabou por ser demolido em 1951 – o órgão de tubos terá sido destruído à martelada – para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota.
AS SETE MARAVILHAS MAIS VOTADAS
1.Palácio de Crista
2.Calçada Portuguesa e Jardins dos Alidos
3.Ponte Pênsil
4.Ponte de Vandoma
5.Café a Brasileira
6.Estádio das Antas
7.Estação de Recolha da Boavista
[nggallery id=1667 template=greensavers]