Austrália: baleia rara de Omura dá à costa pela segunda vez em 200 anos (com FOTOS)
Uma baleia de Omura deu à costa recentemente numa praia do oeste da Austrália. Esta é a segunda vez em dois séculos que é avistado um exemplar da espécie. Dado a baleia ser avistada tão raramente os cientistas pensavam que a espécie estava já extinta.
O exemplar foi descoberto numa praia remota na localidade de Exmouth, depois de o ciclone tropical Olwyn passar pela área no último mês. Trata-se de uma baleia fêmea juvenil com cerca de 5.68 metros. Inicialmente foi difícil para as autoridades identificarem a espécie do animal e foi necessário recorrer a testes de ADN para se confirmar que se tratava de uma baleia de Omura.
“As baleias de Omura só foram descritas em 2003, pela primeira vez. A espécie é aparentemente restrita a águas tropicais e subtropicais”, indica o ministro do Ambiente australiano Albert Jacob, que garante que a descoberta foi muito “significativa” para os cientistas. “O conhecimento que adquirirmos a partir desta baleia vai ajudar a melhorar as guias de investigação de campo para melhor entender a distribuição regional da baleia”, acrescenta o ministro, cita o Daily Mail.
A baleia de Omura distingue-se pela sua silhueta elegante e características únicas, como por exemplo quatro dedos em cada barbatana peitoral. Geralmente é encontrada nas águas da Indonésia, Filipinas e Mar do Japão.
A carcaça do animal foi enterrada e o esqueleto será recuperado daqui a alguns anos, para investigação científica e possivelmente para exibição pública.
[nggallery id=1711 template=greensavers]