Índia vai criar três novas reservas naturais para tigres



A Índia vai criar novas reservas naturais para proteger a sua população de tigres, que tem vindo a aumentar paulatinamente nos últimos anos graças a esforços de conservação. Segundo anunciou o ministro indiano do Ambiente, Prakash Javadekar, vão ser construídas três novas áreas protegidas, o que eleva para 50 o número total de reservas para proteger os tigres na Índia.

As novas zonas vão ser criadas no centro e leste da Índia – dentro dos parques nacionais de Madhya Pradesh, Chhatigarh e Orissa.

Actualmente, as reservas naturais destinadas a preservar o tigre ocupam uma superfície de 39 mil quilómetros quadrados e estão espalhados por 18 províncias indianas. Nestas zonas não é permitida a habitação nem actividades laborais humanas.

De acordo com a última contabilização feita à população de tigres, existem agora 2.226 tigres em território indiano, o que representa um aumento de 30% face a 2010, quando existiam apenas 1.706 animais, escreve o Guardian. Embora a população de tigres esteja a recuperar progressivamente, é impossível comparar as populações de agora com as do início do século XX, quando existiam cerca de 100.000 animais. Em 2006, a população de tigres indianos estava reduzida a 1.411 exemplares devido à caça furtiva.

Foto: Rowan Castle / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...