Autoridades tailandesas apreendem sete toneladas de marfim com destino ao Laos
As autoridades tailandesas apreenderam recentemente três toneladas de marfim num porto marítimo. O marfim estava dentro de um contentor cuja descrição era o transporte de folhas de chá provenientes do Quénia e com destino ao Laos.
No total, 511 peças de marfim foram apreendidas no dia 25 de Abril, cujo valor pode atingir milhões de dólares no mercado negro – neste caso o destino seria o Laos, onde o comércio ilegal de marfim prospera. Muitas destas peças de marfim eram dentes inteiros de elefante, incluindo alguns que chegavam aos três metros.
As autoridades tailandesas descobriram também este mês um outro contentor carregado de marfim num porto de Banguecoque, com destino ao Laos mas proveniente da República Democrática do Congo. Este contentor continha quatro toneladas de marfim, escreve o Guardian.
Caso tivesse chegado ao vizinho Laos, as autoridades tailandesas suspeitam de que o marfim seria vendido a compradores da China e Vietname ou voltasse mesmo para a Tailândia, países onde as peças e ornamentos de marfim são populares.
Devido às recentes apreensões de marfim, a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção alertou a Tailândia de que irá banir todo o tipo de comércio de vida selvagem se não forem tomadas medidas para evitar o comércio ilegal, especialmente de marfim. O Governo tailandês comprometeu-se já a reforçar as medidas de vigilância e operações de investigação a operações ilegais.