Um quarto dos carros é responsável por 90% da poluição que respiramos



Não é segredo que os veículos mais antigos que circulam nas estradas contribuem com mais emissões que os veículos mais recentes. Um novo estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, veio confirmar o que os ecologistas teorizam há algum tempo: apenas 25% dos veículos que circulam nas estradas são responsáveis por 90% da poluição que respiramos.

Durante a investigação, os cientistas quantificaram as emissões de vários veículos para perceber exactamente qual o impacto das suas emissões para o ambiente. Os resultados foram publicados na revista científica Atmospheric Measurement Techniques.

Os investigadores registaram as emissões de 100.000 veículos que circulam nas estradas, utilizando amostras de ar para medir as emissões de uma das ruas mais movimentadas de Toronto, a College Street. Sumariamente, apenas 25% dos veículos que circulavam naquela estrada – neste caso eram os mais antigos – eram responsáveis por 95% do carbono negro, por 93% do monóxido de carbono e por 76% dos compostos orgânicos voláteis, muitos dos quais estão ligados ao cancro.

O estudo percebeu ainda que tão importante como o carro que está a ser guiado é a forma como o condutor conduz. “Quando analisámos o escape dos veículos observarmos muitas variações, dependendo do carro. Mas a forma como se conduz, a aceleração excessiva, idade do veículo, manutenção do carro são aspectos que podem influenciar os níveis de poluição”, explica Greg Evans, engenheiro químico na Universidade de Toronto e um dos autores do estudo, cita o Inhabitat.

A investigação indica ainda que melhores monitorizações das emissões dos veículos e programas de incentivo para a troca de veículos menos poluentes deveriam ser implementados pelos governos.

Foto: neuroxik / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...