Rua Nova do Carvalho, Rua do Norte e Campo de Ourique em destaque no New York Times
Há duas semanas, o The New York Times destacou a Rua Nova do Carvalho, em Lisboa, como uma das ruas mais interessante da Europa. “Durante décadas, prostitutas e marinheiros foram os principais residentes da Rua Nova do Carvalho, um trilho à beira-rio pavimentado por velhos clubes nocturnos à semelhança de Roterdão, Liverpool, Copenhaga e [outras cidades] com portos”, explicou o jornal norte-americano.
A icónica rua alfacinha, também conhecida como Rua Rosa desde 2013, fazia parte de uma lista das 12 ruas mais interessantes da Europa. “Hoje em dia, toda a gente calcorreia aquela rua, que foi fechada ao trânsito, pintada com um alegre tom rosa e elevada à artéria com mais movimento e festa de Lisboa, graças a uma parceria entre donos de bares e ação municipal”, continua o artigo.
Então, a publicação destacou estabelecimentos como o Sol e Pesca, com a sua oferta diferenciada de produtos típicos, o Lateral, onde refere o gin e a cozinha portuguesa modernizada, o Povo, o Bar da Velha Senhora, com os seus espetáculos burlescos, e palcos como o Tokyo e o Music Box. E deixou uma pergunta: que outras ruas lisboetas podem entrar nesta lista?
Os leitores do New York Times responderam ao desafio e escolheram a Rua do Norte e toda a área de Campo de Ourique como boas alternativas para quem quer conhecer o melhor de Lisboa.
Veja as ruas destacadas pelo NYT e seus leitores
Rua Nova do Carvalho, Rua do Norte e Campo de Ourique (Lisboa, Portugal)
Rue de Charonne, Rue Mouffetard e Rue des Grands Augustins (Paris, França)
Grosser Muristalden, Uferweg e ruas perto de Nydegg Bridge (Berna, Suíça)
Rüdesheimer Strasse, Savignyplatz e Bleibtreustrasse (Berlim, Alemanha)
Calle 31 de Agosto, Plaza de Guipúzcoa e Paseo Nuevo (San Sebastián, Espanha)
Ripa di Porta Ticinese, via Festa del Perdono e ruas perto do Duomo (Milão, Itália)
Pimlico Road (Londres, Inglaterra)
Itfaiye Caddesi (Istambul, Turquia)
The Akerselva River, Frognerparken e Kristian IV’s /Grensen (Oslo, Noruega)
Kärntner Strasse, Graben, Kohlmarkt, Florianigasse e Strudlhofstiege (Viena, Áustria)
Calle Zurbano, Cava Baja e Retiro Park (Madrid, Espanha)