Sysadvance: a empresa portuguesa que produz biometano em Paris, França



A Sysadvance, empresa finalista da última edição do Green Project Awards, está a operar, desde o início do ano, com uma unidade Methagen num aterro nos arredores de Paris, França. Esta unidade da empresa portuguesa – que é especialista em processos de separação de gases – tem capacidade para produzir biometano a partir de biogás. “A performance está a superar as expectativas”, explicou ao Green Savers Patrick Bárcia, R&D manager da Sysadvance.

Da purificação do biogás resulta o biometano, um combustível limpo que pode substituir o gás natural nas suas aplicações comuns. Quando comparada com a cogeração, a purificação de biogás permite o acesso a uma utilização mais eficiente e de maior valor acrescentado como, por exemplo, a injecção na rede de gás natural ou o abastecimento de veículos movidos a GNC.

“[Na unidade Methagen francesa], o equipamento de purificação está a ter uma performance positiva no upgrading de gás de aterro, [que é] de pior qualidade, ou seja, com baixo teor de metano”, continuou Patrick Bárcia.

Recebendo um gás com 58% de metano, o sistema Methagen consegue elevar a qualidade do gás para 94%, eliminando contaminantes como o dióxido de carbono, o azoto e o oxigénio. “A capacidade de remover azoto e oxigénio é uma das maiores vantagens do processo desenvolvido pela empresa e que o tornam atractivo em muitas situações mais exigentes”, concluiu o responsável.

Fundada em 2002, o core business da Sysadvanve é o fabrico e comercialização de sistemas de produção de azoto e oxigénio por PSA. No entanto, esta aposta no mercado do biogás é “consequência do perfil inovador da empresa que tira partido do know-how tecnológico e científico para estender a sua presença a outros sectores de actividade e áreas de negócio”, admite Patrick Bárcia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...