A água de torneira pode ajudar a travar a proliferação de microplásticos



Um novo estudo do Trinity College Dublin, no Reino Unido, revela que a água de torneira pode ser uma mais valia no combate à proliferação de microplásticos. De acordo com os cientistas, esta água produz um género de “escudo protetor” natural através do seus oligoelementos e minerais, que evitam a degradação e a libertação de plásticos.

Os produtos de plástico domésticos são utilizados diariamente em todo o mundo, desde as garrafas de plástico, às embalagens para conservar os alimentos, até às chaleiras elétricas. Ao analisarem a exposição de alguns produtos à água, os investigadores concluíram que a libertação de microplásticos era reduzida em até 99,8%.

Dado que a água não é 100% pura, explica o autor John J. Boland, “Em vez de os plásticos se desfazerem, os minerais revestem o plástico e evitam qualquer tipo de degradação e, assim, o produto torna-se livre de microplásticos. Por exemplo, aquela cor castanha escura na sua chaleira é uma coisa boa. É óxido de cobre que se forma a partir de minerais de cobre na água da torneira, que por sua vez provém dos canos de cobre da sua casa – tudo isto se combina para dar uma protecção perfeita à chaleira”, garante.

Sendo os microplásticos uma grande ameaça à vida das espécies e dos próprios ecossistemas, mas estando tão presentes na vida do Homem, esta investigação pode trazer novas luzes acerca de como conciliar a sua utilização e travar o seu impacto no meio ambiente ao mesmo tempo.“Esta descoberta é importante porque aprendemos que esses tipos de películas protetoras podem ser fabricadas em laboratório e aplicadas diretamente no plástico, sem ter que esperar que ele se acumule naturalmente”, sugere John. J. Boland.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...